DE MACURURÉ NA BAHIA PARA O MUNDO!

domingo, 4 de junho de 2017

89 ANOS DE ABEL BARBOSA, O INVENTOR DE PAULO AFONSO!

Abel Barbosa, ajeitando a cabeleira branca de 89 anos de vida. 03/06/2017. (Foto: Antônio Galdino)
Por Antônio Galdino  
Abel Barbosa e Silva nasceu em Pesqueira-PE em 03 de Junho de 1928, filho de João Barbosa e Silva e de Quitéria Maria de Jesus. Hoje, 03/06/2017 completa 89 anos de vida. Fomos visitá-lo, eu, João de Souza e Sebastião Leandro, que foi um dos seus escoteiros, e o encontramos, para nossa alegria, um homem feliz, na sua simplicidade exemplar.

Sebastião Leandro (Suprave), Antônio Galdino, João de Sousa Lima visitam Abel Barbosa no dia dos seu aniversário de 89 anos de vida, 03/06/2017 – Foto: Peba. 
Abel sempre viveu intensamente envolvido com a política do Estado de Pernambuco, especialmente na região do Agreste do Estado, entre as cidades de Pesqueira, Canhotinho, Catende, Sertânia e em terras do Cariri Paraibano como Monteiro e outras das região, sempre acompanhando e atuando nas campanhas políticas de Agamenon Magalhães, Apolônio Sales, Barbosa Lima Sobrinho e outros.

Com a chegada da Chesf à região de Paulo Afonso, o pai de Abel, João Barbosa, veio com a esposa, para trabalhar na construção das Casas Tipo “O” do Acampamento da Chesf. Abel ficou no Agreste Pernambucano. No início de Setembro de 1950, o pai de Abel morreu e ele chegou a Paulo Afonso no dia 03 de deste mês para apoiar sua mãe, D. Quitéria e nunca mais voltou para o seu Pernambuco. Em Paulo Afonso, que ainda se chamava ForquIlha e Vila Poty, foi criando raízes. Fundou o Grupo de Escoteiros que passou a dirigir, como já fazia nas terras pernambucanas. Em Outubro 1953 elegeu-se vereador pelo Distrito de Paulo Afonso para a Câmara Municipal de Glória.
 
Ali começou, a partir de 1954, a trabalhar para aprovar o projeto de sua autoria para a emancipação política de Paulo Afonso. Conseguiu essa aprovação em 10 de Outubro de 1956 e continuou em luta intensa para que fosse aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia e então outorgado pelo governador do Estado. E o seu projeto virou a Lei Estadual 1.012 em 28 de Julho de 1958, assinado pelo governador Antônio Balbino de Carvalho que criou o Município de Paulo Afonso. 

ABEL BARBOSA FOI O INVENTOR DE PAULO AFONSO Na primeira eleição para prefeito, Abel foi derrotado por Otaviano Leandro de Morais que tinha o apoio aberto da Chesf, a grande potência econômica da época na região. Elegeu-se depois vereador e foi reeleito várias vezes em um total de 16 anos (incluindo os 4 anos de Glória).

Assumiu a Prefeitura de Paulo Afonso por duas vezes. Na primeira, durante 1 anos e cinco meses (14/5/1974 a 16/10/1975) porque era o Presidente da Câmara. Na segunda vez, nomeado pelo governador Antonio Carlos Magalhães, no governo militar, por mais 6 anos, 4 meses e 27 dias (4/8/1979 a 31/12/1985). Não mais se reelegeu. Optou em morar sozinho num pequeno bairro periférico da cidade, o Jardim Aeroporto. 

Recentemente sofreu um acidente doméstico e quebrou o fêmur pela terceira vez. Passou por cirurgia em hospital de Serra Talhada-PE e se recupera de forma surpreendente para a sua idade. Desde então passou a morar em um apartamento anexo à casa do sobrinho conhecido por Peba, no mesmo Bairro Jardim Aeroporto onde, nesse dia 03 de Junho de 2017, dia do seu aniversário de 89 anos, alegre, sorridente, cheios de muitas histórias, recebeu os amigos João de Sousa Lima, Antônio Galdino e Sebastião Leandro que foi um dos seus escoteiros quando ganhou o apelido de Chefe Abel.
Novo livro de João de Sousa Lima entregue ao aniversariante com uma mensagem e um abraço do autor, do escoteiro Sebastião e do também amigo Galdino. 03/06/2017. 

Sobre Abel Barbosa, o poeta cordelista Eduardo Viana fez um folheto de cordel em sua homenagem, publicado, como as informações desse texto, no livro “De Forquilha a Paulo Afonso – Histórias e Memórias de Pioneiros”, de Antônio Galdino da Silva. Nesse folheto, Eduardo Viana termina assim:   

O poeta assim falou, 
E aqui me manifesto. 
Abel mora em casa simples, 
Reside em bairro modesto 
E um ex-prefeito pobre 
É prova que foi honesto! 

PARABÉNS, CHEFE ABEL, INVENTOR DE PAULO AFONSO, PELOS 89 ANOS DE VIDA INTENSA!!!

OZILDO ALVES
 
Postar um comentário

SEGUIDORES DO BEIRA RIO NOTÍCIAS